GUARDAMYBIKE


  2021#03
  João Luis Sousa Monteiro
  Ambiente e mobilidade
  A Proposta destina-se a vários locais da cidade, pois está em causa um projeto bastante abrangente, Hospitais, Escolas, Polidesportivos, Serviços Públ
  09/04/2021

Fundamentação
Se considerarmos os incentivos mais recentemente criados pelo Governo para aquisição de veículos elétricos, onde se incluem os velocípedes e atendendo também ao decréscimo do valor de compra de um equipamento elétrico, rapidamente se conclui que a tendência será a da adoção de meios de transporte alternativos aos carros e cada vez mais amigos do ambiente, mitigando-se assim os impactes ambientais gerados pelos gases de escape.
Pretendemos assim propor a criação das condições essenciais de segurança e guarda dos equipamentos, para quem utiliza como meio de transporte ou de lazer as bicicletas convencionais ou elétricas.
A cidade da Guarda, como qualquer outra urbe geralmente é caracterizada por um número considerável de habitantes e por determinadas infraestruturas, cuja maioria da população trabalha na indústria situada em parques industriais fora da malha urbana ou nos serviços públicos, concentrados nos núcleos centrais das cidades. Ao contrário de zonas cuja orografia permite mais facilmente as deslocações em velocípedes, aqui na região da Guarda vivemos com essa dificuldade, o que não impede as deslocações em duas rodas.
Objetivos
Incentivar o uso da Bicicleta para efetuar deslocações de qualquer cariz
Apetrechar locais de grande afluência com equipamentos para parqueamento de bicicletas.
Minimizar inconvenientes associados ao estacionamento das bicicletas e sua segurança.
Promover as deslocações de lazer com a família.
Reduzir a emissão de gases

Anexo

Câmara Municipal da Guarda