VILA GARCIA - UMA ALDEIA EM MOVIMENTO


  2021#07
  Associação Vila Garcia em Movimento
  Ambiente e mobilidade
  Vale das Eiras - Vila Garcia
  10/04/2021

Com o objetivo de valorizar uma área pública que se encontra degradada, pretendemos desenvolver um projeto que acreditamos ter um potencial elevado e criar um espaço que possa vir a ser uma mais valia para as crianças e idosos que vivem na nossa aldeia e para o próprio concelho da Guarda.
Tratando-se de uma aldeia com enorme futuro, pretendemos que este espaço se torne uma referência em atividades ligadas ao Ambiente e à Mobilidade, ao mesmo tempo que se traduzam em espaços de lazer e de atividades que façam jus à nossa grande valência que são as pessoas que aqui vivem.
Atualmente o espaço em analise é um descampado sem qualquer qualidade ambiental, onde a vegetação arbórea é praticamente inexistente, onde estão depositados resíduos de construção e demolição, não sendo aprazível nem seguro. Acresce ainda o facto, de imediatamente ao lado do polidesportivo se localizar a estação elevatória de águas residuais domésticas, que para além do impacto visual emana cheiros nauseabundos na maior parte do ano.
Trata-se de um espaço que necessita de uma requalificação ambiental urgente e que paralelamente pode ser complementado com equipamentos que o tornem mais atrativo e promovendo simultaneamente a sua utilização por um maior número de pessoas, de diferentes faixas etárias. O aproveitamento da geomorfologia do terreno anexo, possibilita ainda a instalação de circuitos pedonais e de BTT.



Anexo

Câmara Municipal da Guarda