REDE DE BICICLETAS ELÉTRICAS PARTILHADAS


  2021#06
  Associação Plataforma de Inovação da Guarda - PIG
  Ambiente e mobilidade
  Jardim Municipal José de Lemos
  10/04/2021

A Guarda é conhecida há muitos anos pela qualidade do ar, durante anos foi a cidade predileta de muitos doentes com problemas respiratórios, característica que queremos perpetuar para as gerações futuras.
A Plataforma de Inovação da Guarda propõe a implementação de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas na cidade da Guarda. Esta ideia surge da necessidade de convergir para uma mobilidade mais sustentável e de tornar a cidade mais dinâmica, atrativa e interessante.
Sugerimos 2 localizações para os postos de estacionamento que acreditamos que seriam fundamentais: Jardim José de Lemos e Instituto Politécnico da Guarda. No entanto, achamos que a Câmara Municipal da Guarda tem potencial para criar mais postos de estacionamento, de forma a aumentar a efetividade da medida e adesão da generalidade da população. Locais a considerar numa implementação futura: Parque Urbano do Rio Diz, Central de Camionagem, Estação de Comboios e Póvoa do Mileu.
A nível da orçamentação, dispomos de uma proposta que replica a ideia que queremos implementar, onde estão incluídos os custos de 10 bicicletas elétricas; os respetivos postos de estacionamento; aplicação móvel para utilização das bicicletas.
Apresentamos esta proposta alinhada com a visão futurista e sustentável da cidade da Guarda, na sua aposta de revitalização e desenvolvimento através da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. Por um futuro mais verde e mais inclusivo!

Anexo

Câmara Municipal da Guarda