O Município da Guarda decidiu, pelo terceiro ano consecutivo, implementar o Orçamento Participativo. O Orçamento Participativo é uma das formas privilegiadas que potenciam o envolvimento dos cidadãos numa ótica de diálogo, de proximidade e de transparência, sendo este um processo democrático, através do qual os cidadãos decidem o destino de parte dos recursos públicos disponibilizados pelo Município.

No âmbito do Orçamento Participativo 2017, a Câmara Municipal da Guarda recebeu 31 propostas validou 12 sendo que 19 não foram colocadas a votação por não preencherem os requisitos das Normas do OP 2017.

A presentação pública do projeto vencedor decorre no dia 3 de abril de 2017.


Nome do proponentePropostaAnálise técnica
Nuno Filipe Costa LaginhasMobilidade e Acessibilidade para TodosA rede de transportes já está a ser objeto de uma candidatura aos fundos comunitários, pelo que toda a despesa desta natureza será implementada logo após a sua aprovação.
Pedro Manuel Fernandes BaíaPista de Gelo na Cidade da Guarda- Antigas instalações das Piscinas MunicipaisA proposta ultrapassa o valor do OP 2017.
Maria De Lurdes De Jesus Loureiro NunesEcopista pavimentada - Parque Urbano do Rio Diz - GuardaA proposta ultrapassa o valor do OP 2017.
Marco Paulo Coutinho RochaRequalificação da rua do encontroO projeto está neste momento em elaboração, posteriormente será efetuado o devido planeamento para a execução da obra.
Miguel Pedro Corvo De Frias(1) Mobiliário urbano para zona histórica e
(2) Ciclovia para circulação rotineira
A proposta não cumpriu as Normas do OP 2017, do Nº 6 do VIII | Apresentação de propostas.
ADM Estrela, Associação Social e DesenvolvimentoRe’Confortar: melhoria das condições habitacionais de famílias carenciadasA proposta vai de encontro a projetos da Autarquia, nº 7 | VIII Apresentação de Propostas das Normas do OP 2017.
CEJOVE, Centro JuvenilCultura Popular em Rede – Aldeias Com’VidaA proposta não foi submetida a votação porque a mesma vai de encontro a uma estratégia que o Município está a ter e quer reforçar, através da descentralização cultural que vai ter expressão na agenda do TMG na próxima programação, sendo, isso sim, o excelente contributo complementar para a política cultural do Município. Além de que, a mesma proposta não apresenta uma estrutura concreta de execução e, por isso, torna-se difícil perceber quem a dinamiza e com que ações concretas.
Maria Aurora Do Bernardo Ricardio PachecoAquisição de mobiliário ergonómico, que se adeque aos alunos e cresça com elesA proposta não foi submetida a votação dado que a mesma se refere a material que não é, atualmente, homologado pelo Ministério Educação.
Núcleo Desportivo e Social"Creche crescendo" – Requalificação e readaptação do Jardim de Infância da Guarda-GareA proposta não foi submetida a votação dado a mesma vai de encontro a um processo recentemente promovido pela Autarquia, que diz respeito à “requalificação do Jardim de Infância da Guarda-Gare” estando a decorrer o período de garantia da obra.
Alcino Esteves MeirinhosRequalificação do espaço público do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários EgitaniensesUm dos items da proposta colide com o previsto na alínea c) do nº 7 do VIII | Apresentação de propostas das Normas do OP 2017.
Isabel Cristina Antunes Afonso LopesReabilitação do Antigo Matadouro Municipal - espaço de co-criação para idososA proposta não se enquadra nas atribuições do Município sendo esta uma das competências da Segurança Social.
Carla Marisa Santos MadeiraCarta do concelho com os índices de radão e medidas a implementarA proposta não é exequível durante o ano de 2017 (ponto 7 | VIIII Apresentação de Propostas, Normas OP 2017).
Luís Manuel De Sousa AragãoPlataforma para acesso remoto aos serviços do município - conclusão do processoO processo já foi iniciado por este Município e como a sua concretização depende apenas de procedimentos administrativos internos, os quais irão ser plenamente executados com a maior brevidade possível.
José António Da Cruz PereiraPercurso Pedestre UrbanoA Autarquia tem 3 percursos efetivos pedestres urbanos e 4 em candidatura, pelo que a proposta apresentada está vertida nos percursos referidos.
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de GonçaloSocorrer é para MeninosA Cidade da Guarda dispõe de um Polo de formação da Escola Nacional de Bombeiros, a funcionar nos Bombeiros Voluntários Egitanienses, pelo que a proposta será da competência deste polo de formação.
Maria Dulce Martinho Da Cunha AragãoRequalificação dos passeios entre a Guarda e a EstaçãoA proposta vai de encontro a processos já a decorrer na Autarquia, (nº7 |VIII Apresentação de Propostas, Normas do OP 2017).
Cooperativa SonheiroRecuperação do Antigo Lavadouro Público da DornaA proposta não é exequível em 2017.
Adalberto Pinto De AlmeidaInspir´AR Guarda 4.0 - Contributo para uma cidade inteligenteO Município tem, neste momento, já em curso e dentro das suas atribuições, um projeto no âmbito do que foi proposto.

Autenticação de utilizadores


E-mail ou CC

Palavra-passe


Câmara Municipal da Guarda